.gif)
1. Proposta de atividade
Comparar as diferenças de produção e linguagem entre quadrinhos e cinema, tendo como objeto de estudo o mais novo lançamento da Marvel Studios (para dizer a verdade esse é o primeiro filme feito pela Marvel estúdio sem a parceria do Warner Movies).
2. Homem de Ferro
O Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) conhecido também como vingador dourado é um dos mais antigos heróis da Marvel. Criado em 1963 por Stan Lee, o Homem de ferro é uma armadura controlada pelo bilionário Tony Stark, que inspirado em Howard Hughes é um personagem viciado em trabalho, mulherengo, cheio de dinheiro e cheio de conflitos pessoais.
Membro dos vingadores e provedor de boa parte do dinheiro necessário para a manutenção e realização dos feitos heróicos do grupo é um dos principais personagens da Marvel e presente tanto nos quadrinhos como em jogos de luta (Marvel VS capcom 2), jogos de ação(Tony Hawk’s Pro Skater Underground), jogos solo para psx, sega saturn e game boy advance, animações e agora filme, além de inúmeros produtos Marvel como bonecos, canecas e etc.
3. Quadrinhos do Homem de Ferro.
Tony Stark é um gênio da engenharia que basicamente reinventou a micro tecnologia na garagem de sua casa. Esse fato chamou a atenção do governo norte americano que logo o contratou para inventar armas para o exército. Através de indústria armamentista conseguiu aumentar ainda mais as suas riquezas e com 21 anos já tinha a fama de playboy, bilionário, mulherengo e bêbado que subiu na vida construindo armas para matar pessoas.
Durante uma visita de inspeção sobre suas munições e armamentos no Vietnã o comboio que estava inspecionando é atacado e Tony é ferido por uma de suas próprias granadas sementeiras. Essas granadas disparam projéteis em todas as direções, sendo que vários acertaram Tony, um particularmente perto de seu coração.
Com o próprio material fornecido pelos seqüestradores Tony realiza dois planos. O primeiro consiste em construir algum tipo de campo magnético que permita que os fragmentos fiquem parados no mesmo local e a outra consiste em construir uma armadura de combate que permita que ele escape do cativeiro.
Tony com a ajuda do Dr. Yinsen constrói os dois equipamentos e consegue fugir do cativeiro matando os vietcongues e deixando para trás o doutor que foi morto por uma bala perdida.
Desde que construiu a primeira armadura Tony acorda todos os dias pensando em como melhorar sua armadura, e em como ser um verdadeiro herói. Ele deixa de beber, ser mulherengo e ganhar dinheiro com a indústria armamentista.
Adotando as cores vermelha e dourado como as cores de sua armadura, Tony passa a integrar os vingadores e a atuar como super herói.
Sua atuação como herói e sua vida como playboy bilionário foram sempre tratadas com distinção por Tony que sempre escondeu sua identidade como homem de ferro, alegando sempre que não era ele quem vestia armadura e sim um de seus guarda costas, o que acabou por diversas vezes criando momentos de tensão entre a relação de Tony com sua própria armadura.
Suas histórias desde os anos 60 até hoje em dia são reflexos do que acontecia com a tecnologia atual, conforme a nano robótica, energia solar, satélites e etc. foram surgindo e virando objetos ou meios tecnológicos conhecidos, Tony empregava esses meios em sua armadura, criando sempre uma relação dos quadrinhos com a própria vida real.
Seus quadrinhos sempre tiveram uma relação muito forte com a história mundial e principalmente com a história norte americana, fatores como a guerra no Iraque, o pentágono, o departamento de defesa norte americano, o presidente Bush, Bill Gates e muitos outros elementos constantemente faziam parte das histórias pelo próprio envolvimento do personagem com tecnologia e a indústria armamentista.
Com o passar do tempo os quadrinhos do homem de ferro apresentavam temas como a importância da vida na saga “inevitável”, ou de uma guerra sem mortes como em “a melhor defesa”, grupos terroristas e experimentos biológicos como “extremis” e até mesmo os problemas que existem em se esconder por traz de uma máscara como em “Mask in the Iron Man”.
Quadrinhos sempre com avanços tecnológicos, traumas psicológicos e heroismo são as principais características dos quadrinhos do homem de ferro.
4. Filme do Homem de Ferro.
O filme tem como protagonista Tony Stark, um jovem gênio que trabalha desenv
Tony acorda e descobre que durante o confronto no qual foi capturado, fragmentos de suas próprias munições o atingiram e irá matá-lo com o passar do tempo. Sua vida é salva por, um cientista chamado Dr. Yinsen, que também foi raptado capturado pelos terroristas. Yinsen construiu uma espécie de imã que mantém os fragmentos de bala no local onde estão impedindo que estes migrem para o coração de Tony.
No cativeiro, os dois são torturados até aceitarem reconstruir o míssil que Tony havia ido vender ao exército norte americanos, Jericho. Porém com esse material Tony constrói uma armadura que permite que por pouco tempo ele lute contra os terroristas e consiga fugir, diferente de Yinsen que se sacrifica para que pelo menos um deles consiga fugir e ser resgatado.
Uma vez salvo, Tony começa a mudar sua perspectiva sobre a vida, seus relacionamentos e suas prioridades. Essas mudanças não agradam Obadiah Stane, alguém que além de ser uma espécie de mentor para Tony e presidente das indústrias Stark é quem havia vendido Tony para o grupo de terroristas.
Tony começa então a construir a sua armadura de homem de ferro, na tentativa de ajudar as pessoas e impedir que as armas planejadas por ele mesmo continuem a machucar mais pessoas. Obadiah porém recebe as peças e o plano utilizado por Stark na construção da armadura que permitiu com que ele fugisse do cativeiro, e com essas peças irá construir uma armadura para enfrentar o homem de ferro.
Conclusão:
A Marvel Studio fez uma super produção com direito a gastos milionários e retorno maior ainda. Sucesso absoluto de critica e bilheteria o filme do Homem de ferro agrada a quase todos. Por que ‘quase’ todos? Simples, resumir 45 anos de historias em quadrinhos em duas horas de filme deixa os aficionados decepcionados, talvez por isso toda a adaptação de quadrinhos para filmes tenha o mesmo problema entre os fás, contar uma historia que se arrastou por meses nos HQ o cinema acaba adaptando a historia a sua linguagem, com mais ação e menos historia.
